segunda-feira, 31 de maio de 2010

Clube Naval de Luanda quer renovar a Natação


Em Luanda, há várias escolas de natação. A modalidade, que já deu várias glórias ao país, está a ser “ofuscada”. Os atletas do Clube Naval fazem treinos em piscinas “alheias” alugadas e em horários incompatíveis, o que tem provocado muitas desistências. Isabel Brock, responsável da modalidade do Clube Naval, afirmou que para além da desistência de muitos atletas, é impossível receber mais candidatos. “Há muitos pais que têm interesse em matricular os seus filhos na modalidade de natação, mas dada a situação do clube, não é possível”, referiu.

As aulas dos atletas do Clube Naval, realçou Isabel Brock, dependem do horário estabelecido pelas piscinas alugadas. Actualmente, os alunos só têm tido uma aula por semana e no período nocturno. “Neste momento nós não conseguimos fazer horários para os nossos atletas porque dependemos dos clubes que nos alugam as piscinas” disse Isabel Brock. O Clube Naval que antes tinha mas de 50 atletas entre federados e não federados, hoje, conta apenas com 30. Estes atletas, disse, não pagam para a prática da modalidade. Todos os encargos são da responsabilidade do clube. “A nossa instituição é de utilidade pública e vive de doações, patrocínios e as quotas de sócios. Neste momento estamos à procura de patrocínio para construirmos uma piscina”, explicou.

A maior preocupação da instituição é incluir as crianças na prática da modalidade. “É importante que as crianças saibam nadar, é triste que muitas não se tornem atletas de natação”, lamentou. Regresso aos títulos Com mais de 60 títulos em competições nacionais e internacionais, o Clube Naval é das instituições desportivas mais antigas de África. Localizada na Ilha do Cabo, foi fundado a 23 de Maio de 1883.

A montagem de uma piscina é uma das prioridades da instituição nos próximos anos. Isabel Brock disse que vai servir de treino, lazer e para competições oficiais: “com a piscina o clube volta às competições e aos títulos que há muito não consegue”. Outro projecto é o da marina, que vai permitir formar marinheiros. Neste momento, disse Isabel Brock, foi concluído a primeira fase e já têm atracado algumas embarcações. “Este projecto está concluído num curto espaço de tempo”, garantiu. A construção da piscina da marina, prosseguiu Isabel Brock, vai dar comodidade aos sócios e frequentadores do clube. Escola de vela e canoagem O Clube Naval de Luanda, para além da natação, tem também pesca desportiva, vela e canoagem. Isabel Brock informou que a frequência das escolas de canoagem, natação e vela é gratuita. “Um dos objectivos do clube é a promoção da prática dos desportos náuticos e de todas as actividades ligadas ao mar”, afirmou. No clube existem cursos para marinheiros, patrões de costa e patrões de alto mar.

A formação é paga. “ Festival de aniversário Para saudar os seus 127 anos, a comemorar no próximo domingo, dia 23 de Maio, o Clube Naval de Luanda (CNL) realiza um festival náutico. A actividade conta com demonstrações dos alunos das escolas de natação, canoagem, vela e pesca desportiva. Isabel Brock disse que para a efeméride estão programados várias competições. O Clube Naval de Luanda conta hoje 300 sócios, que podem praticar actividades desportivas como vela, canoagem, pesca desportiva, ginástica e natação.


Fonte: Jornal de Angola

1 comentário:

FINA

FINA